EMPREENDA COM SEGURANÇA
Cinco coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa
Não ter mais patrão e abrir o próprio empreendimento é uma ideia recorrente entre os brasileiros, principalmente nos últimos quatro anos com o agravamento da crise econômica.
No entanto, tornar o negócio sustentável não é uma tarefa simples. Não basta apenas ter uma ideia genial e um capital para começar. É preciso mais. A receita para manter uma empresa viva e com lucros é mais complexa. Por isso, fizemos uma lista de coisas que todo o empreendedor deve levar em consideração na hora de montar o negócio. Confira:
Ideia viável
Antes de investir, o empreendedor deve fazer um rigoroso estudo do mercado. O produto ou serviço que você escolher deve estar alinhado à realidade e às características do local onde você irá atuar. Não adianta investir em roupas pesadas em uma cidade quente, por exemplo. Essa é a lição número um e que muitas vezes até empresas gigantes tropeçam nesse quesito. Lembra-se do óculos do Google? Era um produto revolucionário, mas que provavelmente não estava alinhado à sua era e por isso foi colocado de escanteio. A Apple também já passou por isso. No início dos anos de 1990, a empresa lançou uma espécie de tablet, chamado de Newton. Foi um fracasso. Era um produto avançado demais para sua época. A mesma ideia foi ressuscitada em 2010, desta vez mais alinhada com o seu tempo. Trata-se do iPad, que abriu o mercado de tablets.
Conheça os concorrentes
Além de identificar os futuros clientes e suas necessidades, o empresário deve conhecer os produtos e preços praticados pela concorrência. Só assim é possível desenvolver o diferencial para se destacar no mercado. Querer entrar no mercado para ser mais um é estar fadado ao fracasso.
Assessoria contábil
Um bom contador vai ser seu anjo da guarda, principalmente no início do negócio. Além de cuidar de toda a burocracia, é o contador quem vai gerenciar os tributos.
“O contador é um profissional indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Ele vai lidar com registros que irão fornecer informações cruciais sobre custos, giro de capital, encargos e tributos. Isso vai ajudar no planejamento fiscal financeiro e ajudar a medir o retorno do capital investido”, diz dr. Egberto Gonçalves, diretor da Contep, escritório que funciona em Rio Preto desde 1974.
Vanderlei Chiareli, que também é diretor da Contep conta outro aspecto importante da relação entre contador e a empresa. “É uma parceria. Por isso é importante acertar na escolha. O contato pessoal e a confiança são fatores fundamentais. Nós da Contep, por exemplo, buscamos aprimoramento dia a dia para proporcionar o melhor atendimento, agilidade e segurança nos dados das empresas”, disse o diretor do escritório que em março conquistou a certificação ISO 9001.
Capital inicial
Não dependa dos bancos. Para começar um negócio é necessário já ter um capital. Nos primeiros meses, a lucratividade pode não ser alta o suficiente para compensar essas dívidas. Se tiver dívidas com bancos, isso pode significar a sentença de extinção da empresa.
Ao calcular o investimento, leve em consideração os recursos para adquirir mercadoria, instalação e despesas dos anos seguintes.
Conheça os custos do negócio
Muitos empreendedores não conseguem enxergar todos as despesas que terão durante as suas atividades. Gastos como o 13º de funcionários e o FGTS devem ser levados em consideração na hora de contratar, por exemplo. Outra despesa importante para se levar em consideração é a carga tributária que recairá sobre o negócio.
SERVIÇO:
Contep
Endereço: Rua Coronel Spinola de Castro, 3.769 – Bairro Redentora, Rio Preto – SP
Fone/Fax.: (17) – 2139-6600
Site: www.contep.com.br
Facebook: facebook.com/contepcontep